Meditações do Padre Peletier sobre Garabandal

Ao longo de vários anos, desde 1972 até 1981, o Padre Joseph Peletier deu valiosos contributos escritos para a revista de Garabandal " Needles", num total de 58 artigos.

Nesses artigos o Padre Joe explorava sobre os vários aspectos das mensagens de Garabandal, relacionando-as com a doutrina da Igreja. Os seguintes excertos sumarizam algumas das suas reflexões sobre os acontecimentos de Garabandal

"....a mensagem de Garabandal é muito significativa. Aparece como um preventivo antídoto que foi preparado pelo amor do nosso Deus, com vista a uma tempestade espiritual que estava prestes a rebentar na Igreja. Embora em preparação durante alguns anos antes da abertura do Concílio Vaticano II, no Outono de 1962, a tempestade apenas se manifestou ela própria, durante o próprio Concílio de forma bastante séria e grave. Deus antecipou tudo isto e deu o remédio para a sua Igreja, através das aparições de Garabandal. As mensagens recebidas através destas aparições deram-nos respostas aos problemas que começavam a oportunar a Igreja. Maria e o rosário, a Eucaristia e o sacerdócio, foram os principais alvos dos ataques. A doutrina do céu e do purgatório também sofreram muito devido à investida de novos pensamentos e ideias. Todos os pontos da doutrina católica foram faladas de uma maneira ou outra em Garabandal. Olhando para a mensagem de Garabandal, segundo outro ponto de vista, podemos dizer que ela fala de duas situações: o propósito da vinda de Nossa Senhora, que foi a renovação da Igreja, e o apelo à mudança de vida, à sua conversão, que expressou de forma muito positiva: Primeiro, temos que ter vidas boas, depois o significado de tudo aquilo que seria necessário para a sua realização. Os restantes pormenores da mensagem fazem referência de uma maneira directa, ao arrependimento, à Eucaristia e ao sacrifício

Orações:

Nossa Senhora apelou em Garabandal à oração, aliás tratou-se da principal parte da mensagem de Garabandal. Rezar é sem dúvida a forma mais vitalizadora para a nossa vida espiritual. Se ela (a oração) for pobre e inadequada, todo o resto será afectado: os sacramentos, a penitência, a Eucaristia, simplesmente não produziriam em nós o fruto de Jesus Cristo.

Nós todos conseguimos através de Maria, fortalecer a nossa fraqueza através da oração, quando através Dela lhe pedimos para apresentar as nossas petições ao Seu Divino filho e intercede por nós.....Ele deu-nos Maria como nossa Mãe, para ser Sua intercessora.

As nossas orações vocais devem normalmente envolver pensamentos. Os pensamentos podem ser sobre Deus, Jesus, Maria, sobre os mistérios do rosário se estivermos a recitar uma oração. Devemos assim, enquanto rezarmos, trabalhar a nossa mente nesse sentido, de forma a evitar que as palavras proferidas não sejam apenas simples movimentos dos nossos lábios. Um considerável grau de lentidão torna-se necessário quando se prenunciam as palavras no momento da oração.

Todos nós devemos ter total confidência quando rezamos para e através de Maria. Isto é o que fazemos quando rezamos o Rosário.

Rezem o rosário, foi o que Nossa Senhora disse. Rezem bem. Rezem devagar e pensem naquilo que estão a rezar.

Nós somos corpo e alma, não apenas alma. Por isso temos que nos preocupar com os locais que escolhemos para oração, ambientes calmos, de forma que seja um momento relaxado do nosso dia.....Nenhuma destas coisas devem ser negligenciadas , mas elas só não são suficientes. Representam apenas os passos preliminares que nos levam ao limiar da oração. É apenas o Espírito santo que nos conduz para além do limiar da oração, até à presença de Deus e que nos ajuda a estabelecer contacto efectivo com Ele. É só apenas de forma repetida ao Seu chamamento, através da oração que Nossa Senhora nos ensinou em Garabandal, que conseguiremos atingir os frutos da Salvação.

A Eucaristia

Um dos sinais mais fortes da autenticidade das mensagens das aparições de Nossa Senhora em Garabandal, foi pelo facto de as mensagens estarem centradas em Cristo. A centralização em Cristo vem principalmente da verdade Eucarística: comunhão (ensinado pela forma de comunhão mística dada pelo Anjo), visitando o Santíssimo Sacramento, rezando pelos Sacerdotes, e pensar na paixão de Cristo. A missão de Maria foi e será sempre orientar-nos para Jesus, para que possamos reconhecer a Sua verdadeira presença.

Parece-nos que só agora estamos verdadeiramente a conhecer o entendimento e a importância da mensagem Eucarística de Garabandal. Esta mensagem foi em primeiro lugar como uma lembrança e defesa do tradicional ponto de vista católico sobre a Eucaristia, e em especial da Divina presença. Este entendimento da mensagem Eucarística de Garabandal está claramente correcta e foi bem precisa para os dias de confusão que se seguiram ao concílio Vaticano II.....O Espírito Santo lembra-nos de algo que nós na prática esquecemos, os sacramentos e em particular a Eucaristia e a penitência que têm grandes poderes de cura....

Quando Conchita foi questionada "....Nossa Senhora falava frequentemente da Eucaristia? Ela disse: "Sim, mas não estritamente sobre a Eucaristia. Ela dava-nos muitos exemplos. Por exemplo, Ela disse-nos acerca do valor de um Sacerdote. Nossa Senhora comparava-o com um Anjo e Ela disse se visse-nos um Anjo e um Sacerdote que cumprimentássemos primeiro o Sacerdote ou então deveríamos ajoelhar-nos perante o Sacerdote do que ao Anjo. Nossa Senhora explicou-nos isso, o Sacerdote consagra e segura Jesus com as suas mãos e o Anjo não. Ela disse-nos que era uma maior graça receber Jesus ( Santa Comunhão), do que Vê-la.

O sacerdócio

Podemos dizer que uma das principais razões de Nossa Senhora ter aparecido em Garabandal a quatro meninas entre 1961 e 1965, foi devido à crise na Igreja, ou seja, a crise no Sacerdócio que representa o coração da crise da Igreja.

Torna-se bastante evidente que a questão urgente pela qual Nossa Senhora falou às quatro meninas videntes foi devido à crise do sacerdócio e da necessidade de como agir perante tal problema. Ela (Nossa Senhora) falou mais sobre os Sacerdotes, sobre os seus problemas e suas necessidades, do que qualquer outro assunto, exceptuando talvez o Rosário. Outras coisas de que falou mais frequentemente foi sobre o rezar e o sacrifício, relacionando-os com os Sacerdotes. Nossa Senhora estava sempre a pedir às meninas para que oferecessem os seus sacrifícios pelos Sacerdotes.

Rezar pelos sacerdotes, fazia parte das vidas das meninas de Garabandal. Conchita dizia " Temos de rezar pelos Sacerdotes, ....rezemos pelos Sacerdotes, ...como devemos todos nós rezar pelos Sacerdotes!....

Penitência e sacrifício

Em Garabandal, existiram superabundantes evidências que demonstram que a solução que Nossa Senhora propôs para aliviar a crise do Sacerdócio foi através da oração e do sacrifício. Nossa Senhora explicou que o sacrifício estava ligado aos nossos deveres diários, pelo sofrimento, pela dor das coisas do nosso dia-a-dia. Quando as meninas perguntavam a Nossa Senhora como podiam fazer sacrifícios, Ela disse que podiam realizá-los através da obediência e da paciência. Em cada dia, a providência de Deus, dá-nos coisas desagradáveis que nos podem causar sofrimento em vários graus. Ele pede-nos para aceitar todos esses sofrimentos, pelos pecados do mundo e em especial pela santificação dos sacerdotes, e para usarmos o rosário e outras orações para oferecermos essas mesmas intenções.

Nossa Senhora não nos pede nada de extraordinário, longas horas de oração e jejum. Quando Loli pediu uma cruz, para que ela pudesse sofrer pelos sacerdotes, Nossa Senhora disse-lhe:" aguenta tudo com paciência, reza o terço todos os dias, reza pelos Sacerdotes..." Nossa Senhora pede-nos para praticar-nos as simples virtudes de humildade, de obediência, modéstia e paciência. Ela pede-nos para interceder por Ela pelos Sacerdotes através da oração e do sacrifício. Ela sabe que as nossas tarefas e obrigações diárias dão-nos oportunidade de oferecer sacrifícios com amor a Deus. Se o fizéssemos desta maneira, quão rapidamente o Sacerdócio, a Igreja seriam renovadas!

Pensar na paixão de Jesus

Uma palavra é necessária para relacionarmos a penitência e o sacrifício e a paixão de Cristo. Este pensamento sobre a necessidade de pensarmos na paixão de Cristo, encerra uma das mensagens dadas por Nossa Senhora em Garabandal. Existe uma ligação próxima entre ambos, o pecado e o sacrifício. Nada, absolutamente nada, tem o poder para nos motivar mais a detestar o pecado que o pensar na paixão de Cristo. É com base na reflexão do Seu sofrimento, sobre os nossos pecados que Lhe custaram ao longo da Sua Paixão e morte, que o Espírito Santo ilumina-nos sobre o mal do pecado e inspira-nos em detestar e em deixar os caminhos pecaminosos. Também é através da reflexão do sofrimento de Cristo, que Ele toca nos nossos corações, para assim expiar-nos dos nossos pecados através do sacrifício e da penitência. Os Santos, os nossos modelos, tiveram sempre uma enorme capacidade de reflectir sobre a paixão de Cristo e isso constituiu a forma de conseguirem vencer o pecado e alcançarem assim a eternidade