Peregrinação a Garabandal - Março 2023

02-04-2023

22 a 29 de Março de 2023 - 8 dias

No cimo da montanha em Garabandal

Na continuação da sua missão, o apostolado de Garabandal realizou neste mês de março, uma peregrinação com um grupo restrito de apenas 9 pessoas, cujo destino principal foi Garabandal. Nesta viagem de carácter espiritual, o Apostolado iniciou a sua viagem em Lisboa, passando por diversos locais como Fátima, Pontevedra, Santiago de Compostela, Garabandal, Santo Toríbio de Liebana, Burgos, Ávila e Alba de Tormes, regressando e finalizando em Lisboa.

Foram dias maravilhosos na presença de 8 peregrinos oriundos todos de várias regiões do Brasil. O Apostolado de Garabandal fez-se representar pelo responsável Rui Costa, que acompanhou o grupo ao longo de toda a viagem como guia organizador. Sónia Biscaia, uma das representantes do Apostolado de Garabandal no Brasil, com sede em Curitiba, ajudou também na organização desta viagem desde o Brasil, organizando a parte do aéreo para quem quisesse e dando conselhos úteis para esta viagem. A viagem foi realizada numa van de 9 lugares.

O início da nossa peregrinação teve início em Lisboa, precisamente na Igreja paroquial de Santo António onde o Santo nasceu no século XII. Participamos numa Santa Missa nesta Igreja, invocando a proteção de Santo António, padroeiro das nossas viagens do Apostolado. No final tivemos a graça de receber a bênção da sua relíquia de 1º grau.

Na Igreja de Santo António de Lisboa

A seguir ao almoço em Lisboa, continuamos a nossa viagem rumo a Fátima, lugar importante para a nossa preparação Espiritual de "caminhada" até Garabandal. Nesse lugar onde Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos, Santo Francisco, Santa Jacinta e a Lúcia, iniciamos a nossa preparação, realizando uma Via-Sacra nos Valinhos, local importante das aparições do Anjo e de Nossa Senhora, visitamos as suas antigas casas, rezamos o Santo Rosário em frente á Capelinha das Aparições, confessamo-nos e assistimos à Eucaristia. Ao longo desta presença em Fátima, demos a conhecer aos peregrinos toda a sua história das aparições e do próprio Santuário.

Na Capelinha das Aparições

No dia seguinte, partimos em direção à cidade de Tomar, onde visitamos o emblemático e histórico monumento "Convento de Cristo", que representa a Cristandade após a reconquista cristã que ocorreu em Covadonga no século VIII, numa região onde se localiza Garabandal!

No Convento de Cristo em Tomar

Depois do almoço em Tomar, continuamos a nossa viagem até Pontevedra, local importante a conhecer, devido à continuidade da história de Fátima, onde a Irmã Lúcia teve a aparição do Coração Imaculado de Maria e do Menino Jesus. Ficamos uma noite nesta importante cidade espanhola.

Na Catedral de Santiago de Compostela

Depois desta paragem importante para nossa meditação pessoal, continuamos a nossa viagem até Santiago de Compostela onde visitamos o local onde se encontra sepultado o Apóstolo Santiago, um dos principais apóstolos de Cristo. Depois da visita à Catedral, participamos na Santa Missa do Peregrino, uma das Missas mais importantes que se realizam nesta Catedral.

Depois do almoço em Garabandal, continuamos a viagem até Garabandal. Finalmente e por graça de Deus, chegamos a este local, que é um tesouro escondido, e onde Nossa Senhora nos veio visitar!

Nesta terra abençoada por Deus, ficamos durante 4 dias onde tivemos a possibilidade de realizar o nosso retiro da Quaresma! Durante estes dias, o Apostolado visitou todos os lugares emblemáticos ligados a estas aparições, incluindo os " pinos", onde ocorreram a maioria das aparições e onde num futuro próximo ocorrerá o grande Milagre de Garabandal. Tivemos também a graça de podermos beijar a cruz que foi a mais beijada por Nossa Senhora durante o tempo das aparições.

Na Igreja de Garabandal

Realizamos também, a subida do caminho do Rosário que se eleva a uma altura de mais de 700 metros do nível do mar. Neste caminho, somos convidados a meditar sobre todos os Mistérios do Rosário. No inicio da noite, subimos aos " pinos " e realizamos uma " Cantata " a Nossa Senhora e Invocamos Graças a Nossa Senhora. Que dias maravilhosos passamos em Garabandal! Durante estes dias, participamos na Santa Missa da Igreja Paroquial de Garabandal com a presença do Padre Dom Rolando.

Tinhamos muita vontade de continuar em Garabandal, mas era o tempo de continuarmos a nossa peregrinação com rumo a Burgos e Ávila. Saímos bem de madrugada de Garabandal para que pudéssemos chegar à Missa Conventual com Laudes na Catedral de Burgos. E assim foi ! Chegamos pela manhã e tivemos assim a oportunidade de participar nas Laudes desta belíssima Catedral Gótica, uma das maiores da Europa! Depois deste momento importante, visitamos o museu desta tão importante Catedral, símbolo da Cristandade.

Em Ávila

A seguir ao almoço, continuamos a nossa viagem até Ávila onde completamos a segunda parte do nosso retiro que teve início em Garabandal. Nesta importante cidade fortificada, onde nasceu Santa Teresa de Ávila, tivemos a graça de recebermos a Imposição do Escapulário do Carmo. A imposição do Escapulário foi realizada por um dos sacerdotes do Mosteiro no local onde a Santa Teresa nasceu! Permanecemos uma noite neste mosteiro emblemático. Para além desta cerimónia, participamos na Santa Missa, e fizemos um percurso de silêncio interior dentro do Mosteiro, momentos de meditação interior junto ao Sacrário na Capela privada do Mosteiro, etc.

No final deste percurso em Ávila, tínhamos alcançado uma paz interior muito gratificante! Mas, era tempo de partida. Mas antes de chegarmos a Lisboa, tivemos ainda uma pequena paragem, em Alba de Tormes! Foi este local que Santa Teresa morou nos seus últimos anos de vida no Mosteiro da Encarnação. É neste local que se encontram as duas relíquias de Santa Teresa, o seu Coração e um dos seus braços. Foi neste coração de Santa Teresa que o Anjo trespassou o coração com uma seta no fenómeno que se intitula de "transverberação".

Depois desta paragem, regressamos a Lisboa onde pernoitamos uma noite para descanso. No dia seguinte, era a hora de regressarmos a nossas casas e podermos sermos testemunhas vivas destas graças junto das nossas famílias.

Agrademos a todos os peregrinos que confiaram no trabalho de missão do Apostolado de Garabandal.

As pr´óximas peregrinações com grupos de 9 pessoas ocorrerá na segunda quinzena de novembro. Quem tiver interesse em vir connosco, que entre em contato com o apostolado de Garabandal.

Deixamos-vos alguns comentários dos nossos peregrinos a respeito desta peregrinação:

"Essa experiência da peregrinação a Garabandal me deixou cheia de gratidão tanto pela fé que reavivou em mim como pela riqueza da História da ação dos cristãos na Península Ibérica, que mostrou bem a missão de Espanha e Portugal na história da salvação, levando o Evangelho aos lugares por onde passaram. Experimentamos o aumento da fé ao passarmos por onde Santo Antônio nasceu, por Fátima, por Tomar no Convento de Cristo ainda em Portugal, história rica de luta pela fé, e seguindo pela Espanha em Santiago de Compostela, Burgos, Ávila e Alba de Torres que me tornou mais devota de Santa Teresa d'Ávila e tantos percursos no caminho que nos encantaram. Especial lembrança vou carregar por toda vida da experiência única de caminhar e rezar o Rosário nos Pinos em Garabandal, essa terra Santa visitada tantas vezes por Nossa Senhora , Mãe de Jesus e nossa Mãe."

Conceição Pina, Belém, Brasil

"Queria muito agradecer a companhia de cada um de vcs, sempre muito bom conhecer novas pessoas cada uma com uma história de vida. Estarei sempre rezando por vcs.Queria agradecer especialmente ao Rui por essa linda missão que nos fez conhecer lugares santos e reanimar a nossa fé.Vc e sua família estará sempre em minhas orações.Obrigada a todos por esses dias maravilhosos."

Laís, Brasil

"Salve Santíssima Virgem Maria! Olá queridas amigas do céu. Desde toda a eternidade Deus preparou para nós esta peregrinação, foi a melhor de todas…….Já embarcamos estamos muito felizes e desejamos que todas vcs tenham um bom regresso e encontre todos familiares bem . Aguardamos todos em Goiânia será uma grande alegria . Abraços Vânia, Ricardo, Livia, Laís, Lilian."