Meditação do Evangelho - 3º Domingo do Advento e reflexão sobre a mensagem de Garabandal , Pe. Viana 

11-12-2022

Viver Garabandal: A alegria!


Louvor a Deus +

Queridos irmãos, espero que estejam bem!

Estamos celebrando, com a Igreja, o Terceiro Domingo do Advento, chamado de "Domingo da Alegria". Hoje, desejo meditar um pouco sobre a "Alegria nas mensagens de Garabandal".

Na primeira leitura, do profeta Isaías (cf. Is. 35, 1-6a.10), escutamos a seguinte afirmação que, na verdade, é uma grande exortação e uma grande promessa: "Alegre-se a terra que era deserta e intransitável ... seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus"; ou seja, ainda que exista uma terra "deserta e intransitável", o Bom Deus pode visitá-la e, na medida em que a visita, a enche de alegria, porque a verdadeira alegria, não é a ausência de dificuldades, mas a plenitude da Presença de Deus.

Isso está muito presente, na visita de Nossa Senhora à sua prima, Santa Isabel, afinal, a Santíssima Virgem sobe às montanhas, para ir ao encontro de Santa Isabel e, como diz a Palavra, quando Isabel escutou a saudação de Nossa Senhora, a criança pulou de alegria em seu ventre (cf. Lc.1,41); exatamente porque a Santíssima Virgem Maria é aquele que "carrega" a Presença de Deus, ela é a verdadeira Arca da Aliança e, ao mesmo tempo, o verdadeiro Sacrário, onde está a Presença de Deus.

Acontece que, em sua Misericórdia, o Bom Deus continua vindo ao nosso encontro e, de modo muito amoroso, faz isso por meio de Nossa Senhora, como podemos ver em inúmeras aparições, tais como: Lourdes, Fátima, etc.

Em Garabandal, acontece o mesmo que aconteceu na casa de Isabel e, ao mesmo tempo, se começa a cumprir a profecia de Isaías; afinal, em Garabandal, Deus escolheu uma região isolada, de difícil acesso e sem grandes atrativos, para enviar a Santíssima Virgem Maria, para que todos possam ver a "glória do Senhor e a majestade de Deus", que se manifestam de modo pleno, na Santíssima Eucaristia a que, infelizmente, dão cada vez menos importância, como ela disse em sua última mensagem, em 18/06/1965.

Além disso, quando o profeta Isaías nos fala da "glória do Senhor" que será vista, nos faz pensar no "Aviso" que virá do céu para nos preparar para o "Grande Milagre".

Como sabemos, o "Aviso" será visto no Céu e em todo o mundo; e será sentido por todos, qualquer que seja a sua condição e conhecimento de Deus, exatamente ao mesmo tempo.

Segundo as revelações das videntes, será uma experiência terrível, no entanto será para o bem das nossas almas, porque veremos no interior de nós mesmos, na nossa consciência, o bem e o mal que fizemos. Portanto, o "Aviso" não tem como finalidade o temor, mas o arrependimento, a conversão, para que possamos aproximarmo-nos mais Dele e para que tenhamos mais fé.

Depois disso, virá o "Grande Milagre", que Nossa Mãe comunicou à Conchita, uma das videntes, em 1961, e, depois, às demais videntes. Sobre esse Milagre, Conchita disse que será numa quinta-feira às 20h30, e que durará quinze minutos, e que um sinal ficará visível nos "pinos" de Garabandal até ao fim dos tempos. O "Grande Milagre" coincidirá com um grande evento eclesial, todos os enfermos presentes ficarão curados, os pecadores serão convertidos e os incrédulos acreditarão. Eis, aqui, sem dúvida alguma, o cumprimento das profecias de Isaías e, para isso, precisamos nos preparar, por meio da nossa vida de oração e, especialmente, pela nossa conversão.

No que se refere a essa "preparação", encontramos na segunda leitura (Tg. 5, 7-10), alguns passos que devem ser dados por todos nós. São Tiago afirma que "devemos ficar firmes até à vinda do Senhor", ou seja, até que venha o "Aviso" e até que aconteça o "Grande Milagre", devemos nos preparar e nos fortalecer, abandonando todo o pecado, os caminhos errados e as atitudes que ofendem a Deus e, além disso, devemos tomar por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, crendo que esse será o nosso caminho.

Especialmente em nossos dias, muitos são levados pelo desânimo e, até mesmo, pela tibieza, que acaba diminuindo nosso fervor nas coisas de Deus. Infelizmente, muitos abandonaram a Santa Missa e não comungam mais; muitos abandonaram os confessionários e vivem uma vida de pecado; muitos foram levados pelo relativismo da fé e por um desconhecimento total das verdades do Evangelho; muitos abandonaram a oração do Santo Rosário e buscam um evangelho "açucarado" que não transforma a vida de ninguém. É triste pensar que, muitos, por causa de uma falsa alegria passageira, abandonam as alegrias eternas, que somente Deus pode nos conceder.

Diante disso tudo, precisamos ser firmes, precisamos nos fortalecer, para que não sejamos os próximos dessa lista, até porque, se depois do "Aviso" e do "Grande Milagre" o mundo não mudar, virá um "Castigo". Conchita disse: "O Castigo, se não mudarmos, será horrível; nós, Loli, Jacinta e eu, vimos o Castigo, no entanto não posso dizer em que consiste, porque não tenho permissão de Nossa Senhora".

Sem dúvida alguma, a Nossa Mãe vem preparar o Caminho, para a manifestação da Glória do Senhor que, segundo o salmista, "reinará para sempre e por todos os séculos" (Sl. 145/146) e, nisso tudo, todos nós somos chamados a ser seus colaboradores, seus servos e seus instrumentos. Deus já poderia ter desistido de nós, mas não! Ele nos ama, nos quer, vem ao nosso encontro e nos quer junto dele, por toda a eternidade, e isso é a razão da nossa alegria.

Se não tomarmos o caminho da Cruz, se a Eucaristia não for o centro das nossas vidas e de cada um dos nossos dias, se não formos bons e se não nos convertermos, o Senhor não terá mais remédio senão intervir para que compreendamos a importância do que está em jogo, a nossa salvação e, com ela, a nossa alegria eterna.

E então, vamos viver Garabandal?

Que o Bom Deus, pelas mãos imaculadas de Nossa Mãe, abençoe a todos!

Com afeto e orações,

Pe. Viana

Estado de S. Paulo, Brasil


O Pe. Viana, é um sacerdote de uma paróquia do Estado de S. Paulo, Brasil e que colabora com a obra e missão do Apostolado de Garabandal em língua portuguesa.

11 de dezembro 2022, Apostolado de Garabandal em língua portuguesa